Sunday 8 February 2009

O Menino do Lapelo

Também publicado no Crónicas da Terra

Tínhamos prometido falar mais acerca da última palestra que assistimos na Gulbenkian (Clique aqui...) Pois bem, aqui está o primeiro post acerca desta conferência.

A título pessoal foram duas horas de profunda descoberta e fascínio, já para a baguera foram horas de "revisão de matéria", porque ela já sabia "paletes" sobre o que foi falado.
Um dos temas, deixou-me particularmente orgulhoso, num verdadeiro espírito patriótico... Eu a pensar que vivia num pequeno país, onde a ciência e a história da Humanidade passavam ao lado, fiquei de coração cheio quando soube que estava redondamente enganado! Aqui, mais concretamente, no Lagar Velho em Leiria, foi encontrado o esqueleto de uma criança com cerca de 25 mil anos, ao qual foi chamado d'O Menino do Lapelo. Mas o importante deste assunto é que este menino é uma prova concreta de uma teoria criada acerca da Evolução Humana, que tomou uma digna posição na História a par da descoberta da Lucy.


Antes de aprofundar o assunto, é relevante criar uma base de conhecimento(pelo pouco que sei...) para entenderem a importância deste achado.
Este menino é um híbrido ou seja, foi criado por junção de dois humanoídes: o Neandertal e o homem moderno.

Primeiro... O que é o Neandertal ?

- Uma das muitas causas da evolução humana foi a deslocação do homem no globo terrestre. As várias diferenças climáticas obrigou que o organismo humano alterasse de forma que o homem pudesse adaptar-se ao local onde vivia.
Há cerca de 200000 até 28000 anos atrás, existia dois humanoides na Terra - O homem moderno e o Neanderthal.

Mapa

Sabe-se que os Neandertais (Homo neanderthalensis) ocupavam um enorme território europeu e ta
mbém o Médio Oriente.
Eram seres pequenos e fortes que coexistiam com o homem moderno. E a descoberta do Menino do Lapelo provou uma teoria que dizia que estas duas espécies humanas podiam procriarem em conjunto.

Foto 1

O esqueleto do Menino foi descoberto em Dezembro de 1998 no Vale do Lapelo,a 145 km a norte de Lisboa. Esta criança morreu com 4 anos de idade e apresenta características ósseas de ambas as espécies.

Foto 2

Parece-me motivo para um grande orgulho de que Portugal afinal é um cenário histórica de grande importância.
Deixamos também a sugestão de visitar o espaço, que é extremamente bonito.

No comments: